quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Novembro: mês de clímax

Novembro tá sendo um mês heavy metal. Muita coisa tá acontecendo, nunca imaginei que teriam dias após dias fazendo o que tanto gosto de fazer, falar sobre quadrinhos e sobre criação de histórias. E não quero que parem mais nunca! \o/

Foto: Anderson Damasceno


No dia 11 de novembro, teve início a minha oficina na Vila das Artes. "Caminhos do Storytelling" é um workshop de 10 horas/aula que eu bolei e levei a ideia despretensiosamente pro pessoal da Vila. Eles aceitaram e lá tive a oportunidade de conhecer muita gente boa, interessada e que viraram amigos logo de cara! Foi tudo perfeito! Agradeço a cada um que lá esteve e creio que em breve estaremos todos lá na Vila de novo conversando e produzindo histórias.

Já no dia 14 de novembro, quinta-feira, um dia antes do feriado, foi a vez de fazer uma pequena viagem até outro município. Dias antes, havia recebido o convite da simpaticíssima Isabel Muniz, professora de Português da Escola Professor Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, para falar sobre quadrinhos com o pessoal do terceiro ano do ensino médio de lá. Motivo: a professora em questão havia desenvolvido uma atividade em que os alunos adaptavam contos da Clarice Lispector pra quadrinhos, um ótimo exercício de tradução, em ocasião da I Semana de Leitura de Histórias em Quadrinhos. 

Foto: Isabel Muniz


Pensava que poucos jovens estariam no auditório, acabou que ficou quase lotado! Ver o brilho nos olhos de meninas e meninos querendo saber mais sobre histórias em quadrinhos e criação de histórias foi algo engrandecedor. Pena que tive pouco tempo de conversa com eles, espero voltar lá em breve. Para saber mais sobre o que rolou, basta dar uma olhada no blog Ilha da Língua Portuguesa, onde a professora fala mais sobre o evento.

E aí veio o dia 18 de novembro, eu e Ricardo Jorge, meu orientador na monografia, conversando com mais outro grupo de pessoas. Dessa vez, com um interesse mais específico: histórias em quadrinhos. Deu-se início o primeiro módulo do Percurso Formativo em Produção de Quadrinhos na Escola Porto Iracema das Artes. Esse percurso terá 4 módulos. O primeiro é de Roteiro para Quadrinhos e terá aulas ministradas por mim, pelo professor Ricardo e pelo amigo, psicólogo e colaborador do Quadrinhos em Questão, Thomaz Rocha.

Apesar de estar só meu nome ali, tô dividindo as atividades com outros grandes nomes. =D


Os outros três módulos do percurso são Desenho para Quadrinhos, Arte Final/Cor/Letra/Balonamento e, por último, Quadrinhos e Internet. Em breve, teremos mais informações sobre esses módulos. É muito bom poder fazer parte de um projeto no qual acredito tanto, em uma escola de artes que vejo com uma esperança de que vai mudar a vida de muita gente (inclusive a minha). Felizão por ver os quadrinhos conquistarem mais um espaço nessa cidade.

Para finalizar a postagem (mas não a semana), veio o Festival UFC de Cultura e mais um workshop. A Oficina de Criação de Histórias foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro, no LABCAD da Arquitetura da UFC. Foi muito legal! Como só foram 4 horas/aula, tive que realizar uma versão resumida do curso que apresentei na Vila das Artes, mas não deixou de ser muito proveitoso. Igual como na Vila, os sorrisos, os elogios, os abraços e o sentimento de que conquistei novos vínculos amigáveis ali naquele momento foi um retorno sem tamanho!

Foto: Rafael Cavalcante


E em breve, tem mais. O Coletivo Gerimoon foi selecionado para o Festival Manifesta!, o módulo de Roteiro para Quadrinhos no Porto Iracema das Artes vai até o dia 20 de dezembro, vai rolar eventos de lançamentos de livros na Livraria Cultura nos próximos dois fins de semana... Esse restinho de 2013 tá sendo 220 volts. Que termine nessa voltagem e que continue assim em 2014! \o/

PS: escrevi esse post com cansaço acumulado, mas profundamente inspirado pela minha alegria diante disso tudo. Agradeço a cada um que fez minha vida mais feliz nos últimos dias. Em breve, espero trazer mais alegrias ainda para vocês.

Um comentário:

  1. Todas as aulas lotadas e às vezes com pessoas pedindo cadeira extra pra sentar. Se continuar assim vai ter que dar aula no castelão :P

    ResponderExcluir